Você está aqui: Início » Servidores Públicos

Servidores Públicos

QUAIS SERVIDORES PÚBLICOS ESTÃO NO PORTAL DA TRANSPARÊNCIA?

O Portal da Transparência apresenta informações sobre servidores e agentes públicos dos órgãos do Poder Executivo Federal que utilizam o Sistema Integrado de Administração de Pessoal (Siape) e também dos sistemas próprios do Banco Central (Bacen), Ministério das Relações Exteriores (MRE) e Militares (Aeronáutica, Exército e Marinha). 

Além de servidores da ativa, o Portal traz também dados de aposentados, militares da reserva e reformados, bem como pensionistas vinculados ao Governo Federal. 

Acesse aqui a consulta de servidores

 

QUAIS OS SERVIDORES PÚBLICOS E PENSIONISTAS NÃO ESTÃO NO PORTAL?

Servidores e pensionistas de outros Poderes sem vínculo com o Poder Executivo Federal: O Portal não possui dados de servidores de outros Poderes - Legislativo ou Judiciário - que não exerçam função no  Executivo Federal. Esses dados devem ser consultados junto ao órgão do servidor.

    Servidores e pensionistas de outras esferas sem vínculo com o Poder Executivo Federal: O Portal não dispõe de dados sobre servidores de outras esferas – municipal ou estadual – que não exerçam função no Executivo Federal. Esses dados devem ser consultados junto ao órgão do servidor.

      Servidores e pensionistas de empresas públicas, sociedade de economia mista e demais entidades controladas pela União: Tais entidades deverão publicar as remunerações de seus servidores, não sendo necessária a publicação desses dados no Portal da Transparência.

        Terceirizados: O Portal não apresenta dados sobre empregados de empresas contratadas para prestar serviços aos órgãos. Porém, há normas que determinam a publicação (nome completo, CPF, cargo ou atividade, lotação e local de exercício), quadrimestralmente. Assim, esses dados devem ser consultados junto ao órgão.


        Saiba o que tem e o que não tem sobre servidores públicos federais no Portal da Transparência do Governo Federal.

         

        QUE INFORMAÇÕES ESTÃO DISPONÍVEIS SOBRE OS SERVIDORES E PENSIONISTAS?

        As fichas individuais apresentam as remunerações básicas recebidas nos últimos seis meses, a partir do mês de referência da atualização, com os eventuais descontos obrigatórios, além do histórico de vínculos. 

        No caso dos aposentados, estão disponíveis, ainda, informações sobre o cargo que ocupavam, tipo e data da aposentadoria. De forma análoga, para os militares da reserva ou reformados, são apresentados dados sobre a data de ingresso na inatividade e o posto ou graduação ocupados enquanto na ativa. 

        Já em relação aos pensionistas, o Portal traz também informações sobre o servidor instituidor e o respectivo tipo de pensão. No caso de uma mesma pessoa se encontrar em mais de uma das situações da consulta - por exemplo, um servidor aposentado ou militar reformado que está também na ativa, em cargo ou função de confiança - serão apresentadas todas as fichas cadastrais e de remuneração de cada um dos respectivos vínculos. 

        Com relação à remuneração, cabe destacar que nem todas as deduções do salário do servidor estão destacadas, pois algumas são informações pessoais protegidas por lei, como pagamento de empréstimos consignados e pensão alimentícia.

        Conheça os itens que compõem a remuneração dos servidores:


        QUE OUTRAS INFORMAÇÕES ESTÃO DISPONÍVEIS?

        Além dessas informações, o Portal apresenta também outros temas afetos aos servidores públicos.

         

        Outras Informações

        Cursos relacionados ao tema:


        Para mais informações e detalhes sobre o tema, consulte os links abaixo: